Funcionamento Da Educacao A Distancia

Como Funciona o Ensino a Distância?

Este sistema de ensino possibilita o acesso aos melhores cursos de graduação do país, por meio da tecnologia de transmissão via satélite. O aluno assiste às aulas (ao vivo, via satélite) através de um telão, uma vez por semana, no PÓLO de Apoio Presencial de sua cidade, que pode estar localizado no Brasil todo, com a possibilidade de interagir, também ao vivo, pelo telefone 0800, e-mail ou fax.

O ensino a distância é autorizado pelo MEC?

Sim. O Ministério da Educação, primeiramente, credencia instituições, habilitando-as para o trabalho com a metodologia do ensino a distância e, depois, autoriza os cursos a serem ministrados. O diploma que o aluno recebe tem validade em todo o território nacional

Existem professores em sala de aula?

Sim. Em todas as aulas, o professor – especialista, mestre ou doutor conteudista da disciplina ministrada – está presente, virtualmente, ao vivo. Ou seja: o professor está ao vivo, em um estúdio, dando a aula, ao mesmo tempo em que o aluno está assistindo.

Além do professor que ministra o conteúdo, há todo um suporte de professores, também conteudistas, na tutoria central (virtual), cuja função é sanar dúvidas e fornecer orientações específicas sobre os temas. O aluno ainda conta com o tutor local, que está presente em sala de aula, especializado em educação a distância, que está na sala para tirar dúvidas e orientar a turma sobre a forma de se estudar a distância, bem como o direcionamento dos trabalhos acadêmicos, a aplicação de provas (que são sempre presenciais) e outras atribuições pertinentes à motivação e controle das aulas e suas particularidades.

Como tirar as dúvidas em sala?

A participação do aluno chega até o professor por meio de uma equipe especializada, que atende em um call center, telefone 0800, via internet, fax e e-mail. As principais dúvidas podem ser respondidas ao vivo, em tempo real, como se o professor estivesse presente na unidade escolar.

Quando necessário, questionamentos adicionais são respondidos, posteriormente, pelo professor, via sistemas modernos de comunicação, inclusive com atendimento extra-aula (no plantão de dúvidas), em que não há congestionamento do sistema, pois uma resposta específica pode responder a várias dúvidas.

Fonte: Vestibular Nacional

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License