Vantagens E Desvantagens

PRINCIPAIS VANTAGENS

ABERTURA

A EaD permite atender a um público muito maior e mais variado que os cursos presenciais. Promove eliminação ou redução de barreiras de acesso a cursos ou níveis de estudo, bem como diversificação e ampliação da oferta de cursos. Oferece oportunidade de formação adaptada às exigências atuais, principalmente a pessoas que não puderam freqüentar escolas tradicionais ou que não teriam como voltar a continuar a estudar sem a EaD.

FLEXIBILIDADE

A EaD atende pessoas ocupadas, sem disponibilidade de horários e otimiza o tempo livre. Tempo e conveniência são fatores relevantes no atual universo globalizado, caracterizado pelo excessivo acúmulo de atribuições e tráfego intenso nos grandes centros urbanos. EaD implica ausência de rigidez quanto a requisitos de espaço (onde estudar?), assistência às aulas e tempo (quando estudar?) e ritmo (em que velocidade aprender?). Promove uma eficaz combinação de estudo e trabalho. Permite a permanência do aluno em seu ambiente profissional, cultural e familiar. Oferece formação fora do contexto da sala de aula tradicional.

INCLUSÃO SOCIAL

A EaD pode ser considerada uma ferramenta de inclusão social, pois beneficia eficazmente pessoas portadoras de deficiências físicas graves como paralisia, por exemplo, que não podem sair de casa com facilidade. Com a EaD, essas pessoas ganham a oportunidade de estudar.

EFICÁCIA
Propõe que o aluno constitua o centro do processo de aprendizagem, sendo sujeito ativo de sua formação, vendo respeitado seu ritmo próprio de aprender. Oferece formação teórico-prática que se relacione à experiência do aluno e, principalmente, à atividade profissional que deseja melhorar. Baseia-se em conteúdos instrucionais elaborados por especialistas. Utiliza recursos multimídia e comunicação bidirecional freqüente para garantir uma aprendizagem dinâmica e inovadora.

FORMAÇÃO PERMANENTE E PESSOAL
Proporciona atendimento a demandas e aspirações de diversos grupos, através de atividades formativas ou não. Trabalha o aluno no sentido de torná-lo ativo no desenvolvimento de iniciativa, atitudes, interesses, valores e hábitos educativos. Capacita para o trabalho e superação do nível cultural de cada aluno em particular.

ECONOMIA
Permite economia em escala, reduzindo custos em relação aos de sistemas presenciais de ensino: elimina pequenos grupos, evita gastos com locomoção, evita abandono do local de trabalho para o tempo extra de formação. A economia em escala supera os altos custos iniciais.

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DE CONTEÚDOS
Existe uma grande vantagem na EaD, em relação à possibilidade de constante revisão e atualização do conteúdo programático, principalmente comparando-se a dados contidos em livros que, além de não aceitarem atualizações, tornam-se rapidamente ultrapassados.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS OU LIMITAÇÕES

Alega-se falta de interação e empobrecimento da troca direta de experiências proporcionada pela relação educativa pessoal entre professor e aluno. Alega-se também limitação em se alcançar o objetivo da socialização, devido às escassas ocasiões para interação de alunos com o docente e entre si.

*De fato, havia perdas na EaD de antigamente, cujo principal meio de comunicação era o tradicional correio. Com o largo uso da internet, porém, não existe mais este problema. Para um jovem em desenvolvimento o contato humano é realmente importante, mas na EaD pela internet a falta de contato físico não pode ser vista como algo que torne o ensino menos efetivo ou pior. A socialização existe, sim. Há salas de bate-papo ou chats, inclusive com videoconferências. Com o uso da webcam, os participantes não são mais apenas nomes na tela do computador; eles têm rostos. A relação professor-aluno também se beneficia com a EaD, pois muitas vezes existe até maior liberdade para o aluno levantar dúvidas, já que não há inibição de falar na frente de uma classe inteira.

*Alega-se limitação em se alcançarem os objetivos das áreas afetiva/atitudinal e psicomotora, exceto em momentos presenciais previamente estabelecidos para o desenvolvimento supervisionado de habilidades manipulativas.

*Nesta questão, cabe apenas o discernimento do que pode ou não ser trabalhado na modalidade de EaD. Em relação a conteúdos passíveis de serem trabalhados a distância, os objetivos de qualquer curso são alcançados à medida que se trabalham as competências que se propõe a desenvolver. Competências referem-se a um saber-agir complexo, resultante da integração, mobilização e agenciamento de conhecimentos, capacidades e habilidades de ordem cognitiva, afetiva, psicomotora ou social. O processo de auto-avaliação contínua prevê, sobretudo, o acompanhamento da progressão da aprendizagem, bem como do nível de aquisição da competência necessária

*Alega-se lentidão na retroalimentação ou feedback e na retificação de possíveis erros.

*Os atuais meios tecnológicos são aprimorados a cada dia, sobretudo no sentido de minimizar ao máximo inconvenientes dessa natureza.

*Alega-se a necessidade de se elaborar um rigoroso planejamento a longo prazo, evidenciando possíveis desvantagens, sem contudo subestimar a vantagem de um repensar e um refletir por mais tempo.

*Qualquer planejamento de curso requer análise de riscos e previsão de eventuais mudanças de rota.

*Alega-se a necessidade de o aluno possuir, para determinados cursos, um elevado nível de compreensão de textos e saber utilizar recursos de multimídia.

*Também em cursos presenciais, nem sempre o aluno atende a todos os pré-requisitos necessários.

*Alega-se que resultados de avaliação a distância são menos confiáveis do que em ambientes presenciais, considerando-se as oportunidades de fraude.

*Fraudes podem ocorrer também na modalidade presencial, mas a avaliação em práticas educativas a distância são geralmente trabalhadas com base em critérios de auto-avaliação contínua.

*Alega-se que o processo de ensino e aprendizagem limita-se à mera transferência de conteúdos, ou que a EaD proporciona simplesmente algo mais do que instrução ou transferência de conteúdos.

*Está comprovado que materiais didáticos bem elaborados podem levar o aluno a "aprender a aprender", desde que haja a devida orientação. Isto é válido tanto para ambientes físicos, quanto virtuais

*Alega-se que há homogeneidade de materiais instrucionais, ou seja, todos aprendem o mesmo, por um só pacote instrucional, conjugado a poucas ocasiões de diálogo aluno/docente.

*A moderna EaD trabalha com materiais que proporcionam a espontaneidade, a criatividade e a expressão das idéias do aluno.

*Alega-se que existem ocorrências de numerosos abandonos, deserções ou fracassos por falta de um bom acompanhamento do processo.

*De fato, a ambição de se pretender alcançar muitos alunos pode provocar tais ocorrências. Porém, há necessidade de se fazer a devida distinção entre "abandono real" e "abandono sem sequer ter havido início". Toda tutoria em EaD é orientada no sentido de acompanhar o aluno de forma contínua.

*Alega-se a constatação de custos muito altos para a implantação de cursos a distância.

*É indiscutível a economia de tal modalidade educativa, tanto para o aluno, quanto para a instituição de ensino. Para esta última, podem ser altos os custos iniciais, mas se bem administrados, podem ser considerados investimentos, e não gastos.

*Alega-se que os serviços administrativos são, geralmente, mais complexos que no ensino presencial.

*De fato, são. Porém, permitem uma melhor administração de tempo e conseqüente melhora organizacional.

Fonte: portal do terra

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License